Praxes Académicas..

Ai jasus…que volta ao estômago…tive agora a ver o “Aqui e Agora” na SIC…

Primeiro que tudo, vou explicar a minha situação, sou a favor da praxe de integração…sem violência psicológica/física embora tenha mandando alguns gritos a alguns caloiros e tenha mandando fazer umas flexões enquanto fui praxador ( devo ter praxado durante uns 3/4 anos já nem me lembro bem ).. disso ninguém se livra…embora ache que as praxes estão a ser cada vez melhores…e apesar de ter mandado uns quantos berros aos caloiros e afins, acho que nunca ninguém se queixou de mim…aliás o mais comum era acabar a beber umas jolas ao final da tarde com os caloiros…

Trajava pois claro…porque era um símbolo de unidade, um símbolo que éramos todos iguais, que ninguém vinha de extractos sociais diferentes…nada de fascismo e afins..

Ouvi coisas que me deixaram parvo…

Desde que o álcool que se consome durante as praxes que leva os estudantes ao Alcoolismo, é que é quase de certeza…todos os que praxaram comigo são alcoólicos..e eu também pelos vistos…

Que havia gente que só chumbava na faculdade, para poder chegar à posição de Dux, que idiotice, duvido muito que alguém chumbe na faculdade para alcançar isso…se disserem que alguém chumba porque anda sempre na borga e não estuda… aí tudo bem…agora para isto…ganhem juízo..

Uma coisa curiosa, que sempre me chateou e que nunca ninguém fala nestes programas…Coimbra, ninguém fala das praxes de Coimbra, e porquê?

Será que é por ser a universidade mais antiga de Portugal?

Porque é que nunca ninguém fala nas troupes que quando apanham os caloiros fora de casa a seguir à meia-noite lhes dão reguadas nas pontas dos dedos das mãos ou lhes rapam os cabelos? Porque é que não se ouve falar disto na televisão?

Ou será que isto é tudo imaginação na cabeça das pessoas que me contam isto? Será que era assim tão um escândalo tão grande? Estas praxes é que eles deviam reportar! Ou melhor deviam começar por estas! Isso sim, agora um caloiro ser chamado de Jumento/Burro ou andar a gritar “Na cama, no chão, Electro dá tesão!” alguma vez se compara com o que acabei de descrever?

É a história de Portugal, começa-se pelo peixe miúdo, em vez de se começar pelo graúdo..é que é assim em tudo…

E ainda vêm falar das praxes de Lisboa que são isto e aqueloutro…imagino se fossem a Coimbra ver estas praxes! Isso sim é que era giro!

Há coisas que me tiram mesmo do sério…é incrível..

Um bem haja a todos…

2 thoughts on “Praxes Académicas..

  1. ntão mas não era para andares sempre a praxar os caloiros que tu andavas há 7 anos na Nova?!…

    Olha que eu já começava a desconfiar disso, mas se tu dizes que não, é não…

    E isso de não tocarem em Coimbra acaba por ser apenas mais do mesmo… Pensa no caso do Paulo Pedroso (entre outros) e tira lá umas conclusões!!!

    Conclusão e moral da história, estamos bem entregues aos bichos!!!

  2. LOL

    Ó primo, agora descobriste-me a careca…

    Mas realmente esta gente só deve ter é trampa na cabeça..ninguém vai ao que realmente interessa..

    Enfim…estamos mais que entregues aos bichos…

    Acho que quando forem as presidenciais, vou votar no Manuel João Vieira ( só espero é que o homem tenha as assinaturas necessárias..que a minha também vai para lá…)

    Um bem haja a todos…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>