Grande domingo..

Ontem há noite, liga-me um amigo meu para o telemóvel…

Ele: “Epá, tudo bem? Olha amanhã vamos almoçar a Aveiro!”

Eu: “Epá…a Aveiro? Isso é longe a dar com um pau, e eu tenho de estar em Carcavelos às 16 horas  para os anos de uma das minhas sobrinhas…e se fossemos antes a Santarém? Conheço lá um restaurante em Advagar que é um mimo, e assim ficam a conhecer a minha santa terrinha as míticas Fazendas de Almeirim!”.

Ele: “Pode ser, vou só ligar ao resto do pessoal a ver como é que é…”

Hoje às 10 da matina estava eu no Dafundo, para apanhar um dos caramelos que ia comigo…apanhei-o ( claro que ele tinha de adormecer ), apanhei o outro em São Sebastião da Pedreira…e lá foram os 3 estarolas ( Avô, Tio e CP ) a caminho..

Fiz a visita tradicional das Fazendas, isto é casa do meu avô, aqui é a cozinha do lume, aqui a forno do pão, aqui o lagar, aqui eram onde eram as pocilgas etc etc…

Depois mostrei a igreja antiga, a nova, o campo da bola ( este não podia falhar ), o cemitério ( ficava de caminho )..

E depois os marcos mais interessantes que por lá há, as piscinas dos paços dos negros ( acho eu, que na realidade é só uma piscina ), a barragem dos Gagos, uma fonte refundida que por lá há, que foi o meu avô que ma mostrou..a adega cooperativa..e acabou-se..

Depois siga caminho para o restaurante…que é o Panturras..que fica ali meio escondido no meio do Ribatejo, mas meus amigos que maravilha..

Apresentaram-me este belo negócio para aí há um ano atrás..então basicamente é comer e beber até arrebentarem…e no fim quando se paga….são 8€ a cada um.. ( sim 8€ ), comam o que comerem…e bebam o que beberem…é mesmo assim à grande…e a comida é bem boa..

Depois de bem comidos e bebidos ( pelo menos eu, venha a mim as santa canecas de cerveja ), visto que eles não acharam piadão nenhum ao vinho, e eu também não…viémos para Lisboa..

A viagem foi uma desgraça, tudo a morrer porque estava tudo a arrebentar da barriga…

Um só dizia:

- “Xiça Tio, que abuso!” ( Não era bem xiça, mas como é para aqui, não vamos abusar…)

Chegados a Lisboa, toca de os deixar nos respectivos sítios e toca de ir para Carcavelos…

Cheguei a casa da minha irmã…e bolas qual é o andar? Toca de falar com o jovem que mal me percebia para ver se conseguia descobrir qual era o andar…toca tentar ligar para a famelga toda e nada..ninguém me atendia…xiça que a festa deve estar rija..

Lá descobrimos qual era o andar, e toca de subir.. epá tanta gente…lá me sentei no sofá a morrer completamente enquanto se está na conversa com aquela gente toda…

Passado umas horas, põe-se no jogo do benfica…cada vez mais me supreendo com a minha sobrinha Marta, inteligente a dar com um pau e adepta ferrenha do benfica…mas quando digo ferrenha é mesmo ferrenha…e a míuda de 11 anos sabe mais de bola do que eu com 27 anos, sabia o nome de todos os jogadores e mais alguns..

Até quando lhe falei nos frangos do Quim ( é o que dá ouvir a Linha Avançada ), ela começou logo a mandar vir!

Cantou-se os parabéns, comeu-se um bocadinho de bolo que ainda estava cheio do almoço…( melhor ainda, ainda estou cheio! ) e toca de vir embora…grande festarola mesmo..

Claro que o outro dos meus sobrinhos o Vasco, está completamente doido ( um puto de 5 ou 6 anos? ), que só quer é brincadeira, o mais crescido, Tiago já está casado e quase pai de filhos e já começa a ganhar barriga…a sobrinha do meio, a Vanessa vai partir corações aos gajos todos, é garantido, o problema é que o pai não vai gostar mesmo nada…e o mais novo o Ludgero nem o vi que não foi..

E pronto…foi assim o meu domingo! Digam lá que não foi bem bom?

Um bem haja a todos…e parabéns sobrinha…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>