CakePHP

Aviso já que vou começar com os posts geek’s…

Enquanto não arranjar tempo e pachorra para criar um blog só dedicado à minha profissão, vão ter que aturar estes posts aqui…

Já tinha ouvido falar há algum tempo do CakePHP..

E como tenho que fazer aquela pequena aplicação do euromilhões que falei no post anterior, lá decidi experimentar hoje ( depois de ter chegado a casa às 21, vendo bem estive 12 horas fora de casa…no qual uma delas foi para almoço… ).

Lá andei à guerra para o conseguir por a correr.. mas até foi relativamente fácil…só uma “martelada” aqui e acolá no httpd.conf do apache e siga para bingo…

Depois decidi seguir o tutorial deles para criar um blog..coisa muito simples e rápida de fazer..

Lá criei o modelo, o controlador e as várias views, para isto começar a mostrar alguma coisa…

Depois de finalizar a criação de todas as views e actions para o gajo trabalhar noto que o gajo a mostrar a lista de posts é extremamente lento…mas lento mesmo…eu se fizesse isto em PHP puro e duro sem framework’s nenhumas à mistura, se calhar demorava umas 3 ou 4 horas ( se calhar ), aqui demorei cerca de 1 hora e meia…mas no entanto a página abria instantâneamente…

Podem testar aqui: http://euromilhoes.no-ip.org

Que isto me parece uma maneira bem rápida de produzir qualquer coisa, lá isso me parece..mas a questão da velocidade está-me a preocupar…ainda dei uma olhadela ao sistema de cache, e pus no código alguns parâmetros, mas não faço a mínima ideia se está a trabalhar ou não.. e a esta hora já não tenho pachorra para estar a ver mais coisas disto…

Se amanhã conseguir, faço aqui um pequeno update, para dizer como estão a correr as experiências com esta framework..

Ainda tenho montes de dúvidas, por exemplo, os gajos têm uma classe “helper” para fazer validações aos formulários, agora imaginando que eu quando estou a criar quero fazer uma validação, e quando estou a editar quero fazer outra? Como o controlador é o mesmo e a validação dos campos é partilhada por todas as views, não sei como é..

Falta saber se a perda de flexibilidade é bem menor que o tempo que se ganha a desenvolver aplicações com esta framework…

Um bem haja a todos…e bom código…

2 thoughts on “CakePHP

  1. Parece-me muito fixe, tenho de ver quando tiver algum tempo livre que por este andar deve ser para o ano dou uma vista de olhos nisso.
    Já agora, vê o YSlow que é um add-on para o Firebug.

    Continuação de um bom código :P

  2. Boas..

    Já tive o YSlow instalado, tanto aqui em casa como no trabalho…

    Só que o YSlow é para medir performances “estúpidas” por assim dizer, para um gajo ter de chegar às coisinhas todas que eles falam não nos doa a nós ( programadores ) a cabeça…

    É que é preciso um site que tenha montes de visitas para um gajo chegar a esse ponto…onde tem que andar a remover “whitespace” das css e comentários e afins…

    Um bem haja a todos..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>