Unei-vos transportes de Lisboa..

Dia 6 de Janeiro, fui impedido de seguir o caminho habitual para casa, e isto porque a linha Azul teve “problemas técnicos”, seja lá o isso for..

De qualquer das maneiras tinha que retornar a casa de qualquer maneira.. então toca de ir até aos restauradores apanhar o comboio..

Chego à máquina para comprar bilhete, e ponho lá o meu cartão “Viva Viagem” ( belo nome já agora )… e o que é que me diz a máquina? Que o cartão está cheio e que não posso utilizá-lo.. está cheio o tanas penso eu… nunca carreguei o cartão com bilhetes do CP, portanto como é que pode estar cheio?

Até que finalmente me bateu… os cartões são incompatíveis… é de mim, ou esta é a maior idiotice dos últimos tempos?

Retirado do site da Carris ( foi o primeiro que vi ):

Neste cartão podem ser carregados títulos de transporte do mesmo tipo, podendo ser recarregados novos títulos, sempre que se queira. No entanto, se pretender recarregar no 7 Colinas ou Viva Viagem um outro tipo de título diferente, deverá previamente utilizar todos os títulos anteriormente carregados.

Fonte: http://www.carris.pt/pt/7-colinas-e-viva-viagem/

Mas no final da página diz:

Neste momento os cartões 7 Colinas e Viva Viagem poderão ser carregados com os seguintes tipos de títulos de transporte:

  • Válidos só para a Carris: Bilhete de 1 zona
  • Válidos para a Carris e Metro: Bilhete 24 horas Carris/Metro Rede
  • Válidos para a Carris, o Metro e a Transtejo/Soflusa: Zapping

Para mim, isto não faz ponta de sentido… ou seja, eu no passado dia 6 tive que comprar outro cartão para poder ir para casa, e no entanto tinha um cartão perfeitamente válido no bolso.. prontinho para ser carregado com títulos da CP.. mas estas bestas ( posso chamá-los de bestas não posso? ) impossibilitam tal feito..

Para eles é um modelo de negócio extremamente vantajoso.. imaginem só o dinheiro que eles não encaixaram no dia 6, é que não fui só eu que recorri ao comboio, devem ter sido uma centena de pessoas que também estavam sem metro..

Agora imaginem o turista que vem passar férias a Lisboa e quer andar a passear por Lisboa e quer dar um saltinho a Sintra, pimba.. tem logo que comprar 2 cartões senão não vai a lado nenhum..

Porque é que raio é que os transportes de Lisboa  não se unem todos, e criam um cartão que dê para ser carregado por todas, porquê esta dificuldade? Não faz sentido absolutamente nenhum!

Não faço a mínima ideia de quem desenvolveu este sistema, mas acho que não foram muito inteligentes… A não ser que a regra de negócio imposta pela entidade responsável fosse mesmo esta.. o que não faz ponta de sentido.. quer dizer por um lado até faz, porque é que eles não devem encher os bolsos à pala dos contribuintes que têm de apanhar o transporte público todos os dias para o trabalho enquanto os administradores das várias empresas vão em carros topo de gama com o motorista a guiá-los?

Curioso, fui ver quem era o Presidente do Metropolitano de Lisboa e da CP, giro é que o actual presidente do concelho de administração do Metropolitano de Lisboa é o ex-presidente do concelho de administração da CP..

E já foi algures no tempo o presidente da EMEF, Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S.A ( http://www.emef.pt/?page_id=48 )… a mim cheira-me a promiscuidade.. a vocês também?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>